sábado, 28 de junho de 2014

Dicas para Apresentação

Mendes (2012, p. 93), destaca que "a apresentação oral é o momento de fechamento de todo o processo de pesquisa" onde muitos pesquisadores ficam ansiosos e nervosos. Portanto, é importante se organizar para esse momento tanto no que diz respeito a forma de apresentação (recursos tecnológicos e mídias) quanto aos aspectos psicológicos e cognitivos.

No Seminário Integrado teremos a presença de uma Comissão Examinadora constituída por representantes da SSE, SOE, Equipe Diretiva e Professores, a qual tem como objetivos acompanhar a explanação dos trabalhos, prestigiar os grupos de pesquisadores e interagir com os mesmos para melhor compreenderem a pesquisa e, finalmente, tecer um parecer a respeito do trabalho onde se evidenciará a avaliação dos estudantes.

Tempo de apresentação do trabalho: 10 minutos
A apresentação é uma síntese do trabalho, por isso é preciso evidenciar os principais pontos do mesmo. Destaca-se o tema, a metodologia adotada, elaboração da pesquisa, principais dificuldades e formas de superação, apresentação de resultados parciais ou finais e sugestões.

Tempo para a Comissão Examinadora: 05 minutos

Início do Seminário Integrado: 19h 

Local: Auditório da Escola

Recursos disponíveis para as apresentações: notebook, projetor, caixa de som e microfone.

OBS.: caso o grupo necessite de outros recursos, deverá providenciar e comunicar a Professora para que os mesmos sejam organizados no ambiente previsto para as apresentações, antecipadamente. 


ATENÇÃO: o Auditório será organizado na segunda-feira à tarde (a partir das 13h). Não será permitido aos grupos organizar seus materiais na hora do SI.


DICAS: 

  • Todos os integrantes do grupo deverão participar da explanação, por isso distribua o texto de igual forma.

  • Cuide para não ultrapassar o tempo do colega e assim prejudicá-lo na sua vez de falar.

  • Ensaie individualmente e em grupo para ter ideia de como ocorrerá a apresentação.

  • Cuidado com expressões inadequadas. É um momento formal onde se deve priorizar a aplicação do Português correto evitando gírias, piadas e brincadeiras desnecessárias.

  • Cuide também o tom de voz e os trejeitos.

  • Não esqueça de vestir-se de forma discreta e adequada bem como ter uma postura condizente ao momento.

  • Mediante questionamentos e colocações da Comissão Examinadora, mantenha a calma e se organize para as interações. Cuide para que os integrantes não falem ao mesmo tempo. Caso não tenham uma resposta para algum questionamento justifiquem-se através do desenvolvimento das próprias etapas do projeto e variáveis encontradas.

E, por fim...

É importante mostrar que o grupo está em sintonia, que sabe sobre o trabalho e que de fato realizou as práticas propostas no SI.

Cuide para que na apresentação não seja evidenciado uma postura arrogante ou presunçosa. 
Seja comedido e respeitoso!

B O A  S O R T E!


Orientações para Turma 300A

QUANTO AO TRABALHO DO SI
Neste semestre o trabalho deverá ser entregue de forma impressa e encadernado. Também digitalizado e enviado por e-mail e apresentado oralmente. Então, atenção para as ETAPAS que ainda estão em fase de construção:


RESUMO
Ele deve apresentar o trabalho em apenas UM PARÁGRAFO, sendo que o mesmo deve conter de 200 a 250 palavras (no editor de texto-word, você tem o recurso de contar as palavras).

O que deve conter no Resumo? 
O título do trabalho (tema), o problema, as principais hipóteses, o objetivo principal, a metodologia utilizada (como desenvolveram o trabalho, a prática), os principais resultados  e as considerações finais.

   Lembre-se de organizar as palavras-chave: termos indicativos do Projeto (03 a 05, separadas por ponto-vírgula).

    
    SUMÁRIO
Não esquecer de numerar as páginas do trabalho e organizar o sumário conforme a paginação.


INTRODUÇÃO
Nela deverão constar o tema, o problema, as hipóteses, os objetivos e a justificativa.


RESULTADOS
O que se conquistou com as práticas.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esclarecem se os objetivos foram alcançados. Nela se pode fazer sugestões e encaminhamentos a partir dos resultados encontrados.


ANEXOS OU APÊNDICES
Organização de materiais utilizados de terceiros ou do grupo que desejam expor no final do trabalho.

______________________________________________________

INFORMAÇÕES GERAIS 

Antes de imprimir, todos os grupos, deverão enviar por e-mail, o trabalho para análise da Professora.

E-mail para envio do trabalho: carla30.rs@gmail.com



A encadernação deverá ser feita conforme padrão solicitado:



Capa da frente: transparente
Capa de trás: preta
Espiral / Mola: transparente





MEP/2014



A MEP foi criada em 2004 com "o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação, ao promover: a produção e a socialização do conhecimento, a troca de informações, a integração das comunidades escolares e a valorização da escola pública como espaço de descoberta, comunicação de novas tecnologias e geração de saberes."

Em 2014 foi realizada em Cruz Alta/RS sendo que o Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves participou pela primeira vez e conquistou o 2º lugar no eixo inscrito, Curso Normal.

Acesse o link abaixo e confira como foi este momento significativo para alunas, professoras e Instituição de Ensino.


sábado, 7 de junho de 2014


Edição Sexta-feira e Sábado: 06 e 07 de junho de 2014, pág. 06


PUBLICA


SEMINÁRIO INTEGRADO OPORTUNIZA DESENVOLVIMENTO
DE PESQUISAS NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

       A implantação do Ensino Médio Politécnico iniciou em 2012 com o 1º ano e em 2014 chega ao 3º ano com pretenções de articular as disciplinas a partir das áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e suas tecnologias) através do Seminário Integrado (SI) com o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa. Também “preparar os jovens para a sua futura inserção no mundo do trabalho ou para a continuidade dos estudos no nível superior.”
   A reestruturação curricular do Ensino Médio tem entre seus objetivos “qualificar o estudante enquanto cidadão, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática, nas práticas pedagógicas.”
  Mediante dúvidas, incertezas e perspectivas, alunos e professores se dedicam ao SI para conquistar resultados positivos e significativos no processo de aprendizagem através da pesquisa. A proposta  de reestruturação do Ensino Médio desafia as Escolas e oportuniza momentos para reflexões e contextualizações da educação através dos variados temas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
    Os alunos buscam, nas aulas presenciais do SI e também em horários extras, respostas para os problemas elaborados, trabalhando em grupos ou individualmente, interagindo com diferentes contextos da comunidade para atingir os objetivos traçados justificando suas escolhas.
   As Turmas 100A, 300A e 205 do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, de Rio Pardo-RS e sua professora Carla Rosa vêm divulgar através da mídia impressa seus Projetos à comunidade rio-pardense.
    As Turmas 100A e 300A, do Curso Normal Aproveitamento de Estudos (pós-médio noturno) têm seis e sete Projetos de Pesquisa em andamento, respectivamente, os quais seguem: A importância do resgate de lendas antigas no processo de ensino e aprendizagem das crianças, por Camila Sampaio, Cassia Andrade, Diémile Assis, Erlaine Machado e Tatiane Lima; Brincar: aprendizagem através do lúdico, por Francielen Colombelli, Jecika Silveira e Valeria Saraiva; Cultura gaúcha: orgulho de um povo “forte, aguerrido e bravo!”, por Judite Carvalho, Maicon Silva, Magda Tomaszewski e Marlow Anjos; Diabetes: uma realidade no contexto escolar, por Andreia Souza, Janaine Silveira, Jaqueline Sant'Anna, Rosana Gomes e Viviane Pires; Higiene bucal: cuidados constantes, por Rafaela Franco; Bulimia e Anorexia: em nome de quem?, por Leticia Rodrigues e Liégi Petry; A importância da Educação Física no Ensino Fundamental Anos Iniciais, por Camila Menezes, Fabíola Pires e Maria Elena Franco; A importância da leitura desde a gestação, por Janice Dornelles; Agressividade e violência no contexto escolar, por Rosane Franco; Normas de convivência no contexto escolar, por Alessandra Kunsler, Andréa Rodrigues e Marizélia Silva; Trânsito legal na escola: educar para a segurança e responsabilidade desde cedo, por Andréia Stanck, Ana Eliete Oliveira e Neiva Silva; O uso das tecnologias e internet na infância: desafios da era digital, por Adriana Franco, Leissi Franco e Mainara Grando; e Brincadeiras de época: de geração em geração, vivenciando a ludicidade, por Camila Saraiva, Carina Pires, Daniéle Freitas, Elisane Silva, Mª Izabel Marques e Vivian Souza.
    A Turma 205, do Ensino Médio Politécnico (noturno) tem nove Projetos de Pesquisa em andamento, os quais seguem:Anorexia nervosa: armadilha mortal, por Flávia Zambarda, Kimberlly Silva, Lidiane Franco e Raíssa Vieira; Construção civil: oportunidades de trabalho para jovens, por Arlan Samuel PereiraLei Seca: você cumpre?, por Israel Pereira e Maristeli Santos; Fobias: você tem medo de quê?, por Norton Ben-hur Santos; Lixo: responsabilidade de todos!,por Everton Pereira, Júnior Rosa, Patrique Maier e Renan Marques; Redes sociais: é preciso saber usar para não se complicar, por Ânderson Linhares, Matheus Tavares, Pedro Stanke, Rafael Jagnow e Valtair Silveira; Rio Pardo-RS: em busca de turistas!,  por Alessandra Silva, Letícia Souza e Tainá Santos; Transgeneridade: do sonho à realidade!, por Lucas Ariel Franco; e Violência doméstica: dê um basta, denuncie!, por Claudiele Barbosa, Julia Souza, Laura Zambarda, Leonora Arend, Nadinne Reis e Stephanie Santos.
    Alunos e professora agradecem a todos que direta ou indiretamente estão contribuindo com o desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa na certeza de que os resultados obtidos não se limitam apenas às linhas limítrofes da Instituição de Ensino, mas se expandem à comunidade e podem ajudar a transformar diferentes realidades através do trabalho de jovens pesquisadores.
   Destaca-se que o Instituto de Educação Ernesto Alves busca promover através do Projeto Político Pedagógico (PPP) o desenvolvimento do pensamento crítico construtivo, da participação consciente e responsável de seus alunos em diferentes práticas pedagógicas, as quais oportunizam a apropriação e construção de novos conhecimentos bem como o empoderamento dos sujeitos para o exercício da cidadania.

 Acompanhe o trabalho das Turmas pelos Blogs: 

Carla Mª Pinho da Rosa - Professora nomeada na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo-RS.