domingo, 4 de agosto de 2013

Compreendendo as Etapas do Projeto de Pesquisa I



1º Semestre: composto por 2 Bimestres.


Nele os Grupos escolherão os Temas, definirão os Problemas, construirão as Justificativas, esboçarão as Hipóteses e traçarão os Objetivos.

Cada Grupo escolherá como organizará suas construções, porém recomenda-se que digitem em editor de texto, nos padrões ABNT seu Projeto de Pesquisa desde as fases iniciais e socializem com todos os integrantes através das mídias e recursos tecnológicos todo o material produzido.

Mas ...

O que é o Tema? 

            Costa e Costa (2011, p.23) revelam que “escolher um tema nada mais é do que escolher um assunto delimitado, sobre o qual será definido um problema de pesquisa”. Na escolha do tema deve-se questionar sobre “O que vou pesquisar?”


O que é o Problema? 

           Segundo Costa e Costa (2011, p.25) “toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, ou seja, alguma coisa que se tenha vontade de solucionar ou contribuir para a sua solução, ou apenas compreender por que acontece”. Na escolha do problema deve-se questionar sobre “Qual a realidade que me interessa estudar? Qual a questão ou questões que me interessam dessa parte da realidade?"
 

O que é a Justificativa?

           Costa e Costa (2011, p.32) evidenciam que “justificar um projeto de pesquisa é de extrema importância porque mostra de que forma os resultados obtidos poderão contribuir para a solução, ou melhor, compreensão do problema formulado” e destacam que “na justificativa também  se colocam  os motivos que levaram o pesquisador a buscar a resposta ao problema proposto.” 

 

O que são as Hipóteses?

Júnior (2008, p.43) diz que:   
                            

Hipótese é uma suposição que serve de ponto de partida para a realização de uma pesquisa. Consiste numa afirmação, que o pesquisador entende como verdadeira e que tentará comprovar ao longo da pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado. No final do trabalho, ela poderá ser confirmada ou rejeitada, fato que, se ocorrer, não invalida o trabalho como um todo.

Costa e Costa (2011, p.29) destacam que “uma pesquisa pode ter várias hipóteses” e que “ela, ou elas, deve ser elaborada a partir da experiência do pesquisador e de observações”.  Na escolha das hipóteses deve-se questionar sobre: "estudos com abordagem quantitativa:    que  espero  que  aconteça com minha intervenção sobre a realidade estudada (antecipa uma relação causa-efeito)? e estudos com abordagem qualitativa: o que penso encontrar na realidade estudada?


O que são os Objetivos?

Junior (2008, p.44) evidencia que  um  objetivo  pode  ser  compreendido como “uma (ou mais) meta que o pesquisador buscará alcançar durante a elaboração do seu trabalho.”
Costa e Costa (2011, p.30) sugerem que na escolha dos objetivos deve-se questionar sobre “O que fazer?” Segundo eles  “uma  pesquisa  deve  possuir um objetivo geral e tantos objetivos específicos quanto necessários, os quais devem ser escritos com verbo no infinitivo e  de forma direta.


Objetivo geral

              Para Costa e Costa (2011, p.30) o objetivo geral “pode ser definido como aquilo que queremos alcançar ao término da pesquisa e deve ser “claro, preciso e possível de ser atingido.” 


Objetivos Específicos

            Para Costa e Costa (2011, p.30), os objetivos específicos “podem ser definidos como etapas que devem ser cumpridas para atingir o objetivo geral.”





       
                  

Um comentário: